sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

QUEM FAZ O PALHAÇO SORRIR...



Certa vez em um circo muito famoso, conhecido pelos espetáculos que prendiam a atenção do respeitável publico, os telespectadores ficavam tensos por causa de tais apresentações, eram aquelas em que os artistas corriam um risco de vida muito maior, o apresentador fazia o maior drama em cada uma destas apresentações, o apresentador sempre iniciava o espetáculo com os seguintes dizeres; RESPEITÁVEL PUBLICO...

Quando ouviam estas palavras os telespectadores tremiam e temiam, pois não sabiam o que estava para acontecer, e então era só esperar por mais um show de apreensão e tensão, que muitas vezes se tornava em tragédia, pois neste inicio nada era feito com nenhuma segurança, e esta era a razão das pessoas temerem e tremerem.

O papel do palhaço não era muito importante dentro do circo nesta época, o mágico (ilusionista) como era chamado era uma das principais atenções, os trapezistas, o globo da morte, os domadores, e assim muitos artistas se destacavam, mas o palhaço não tinha a função de alegrar as pessoas e sim de montar e desmontar o palco para que o espetáculo pudesse continuar, trajado a caráter com um semblante sofrido, não tinha nada a ver com o que ele era capaz de fazer em cima do picadeiro.

Num certo dia o apresentador ficou indisposto antes de o show começar, e todos ficaram temerosos, pois quem iria dar inicio ao tão esperado espetáculo?

Ficavam então um empurrando para o outro a missão de abrir o espetáculo, de dar inicio ao show, mas ninguém tinha coragem, foi ai que alguém brincou e disse vai você palhaço, e este sem hesitar entrou em cena para nunca mais sair, quando o palhaço entrou em cena ninguém botou fé, alguns até questionaram agora é o fim do circo, mas o palhaço tem um dom natural, o de fazer as pessoas rir, a sua entrada no palco foi triunfal, assim que colocou os pés no picadeiro as pessoas começaram a rir e muitos riam sem parar, ate doer à barriga, foi um dos maiores espetáculos que o circo já havia realizado e que as pessoas jamais tinham visto, para alguns aquele dia se tornou algo inesquecível.

Desde então a figura do palhaço se tornou indispensável nos picadeiros até os dias de hoje, e o palhaço deixou de ser meramente um auxiliar para ser uma das atrações principais do picadeiro, o único que tem a função de fazer as pessoas rir, em vez de fazer elas se preocupar.

Após um espetáculo apreensivo, sempre entra então o tão esperado palhaço com suas peripécias, trapalhadas e pegadinhas que nos fazem rir e muitas vezes rir muito.

Por ser um artista tão espontâneo, carismático e que prendia a atenção das pessoas, principalmente das crianças tentaram fazer com que a sua imagem fosse denegrida, tentaram apresenta-lo como um vilão, como uma pessoa que se escondia por traz da sua maquiagem, alguns dizem que quando o palhaço tira a maquiagem ele é uma outra pessoa, ou seja como qualquer um, que sente tristeza, dor, solidão, necessidades e etc.

Com certeza acredito que seja, mas a principal função do palhaço pintar o seu rosto é que, alguém por traz daquela maquiagem teria a obrigação de fazer com que as pessoas, principalmente aquelas que se encontram indispostas por qualquer motivo, seja agradável ou desagradável, que esta solte aquilo que esta dentro do seu interior, que faça explodir aquilo que esta contida em sua alma, que é a alegria, o sorriso e a esperança.

Isto nos ensina algo muito importante, a não olharmos para a aparência e sim para as circunstâncias, não olharmos para o que as pessoas fazem e sim para o que poderão fazer, não desprezar a ninguém, porque um dia quem sabe esta pessoa possa nos superar, senão estar em nosso lugar, isto nos ensina a não acharmos que somos insubstituíveis e sim que poderemos ser um modelo, exemplo e porque não o inicio de uma forma de alguém fazer aquilo que não faríamos, ou fazer aquilo de uma maneira diferente, pois as coisas opostas existem para que haja um equilíbrio sobre todas as demais coisas.

Nem tudo é branco ou preto, azul ou vermelho, mas cada coisa existe de uma cor natural para que tudo possa ser visto de uma maneira diferente, ou seja, mais colorido...

Há... QUEM FAZ O PALHAÇO SORRIR... Se não for o respeitável publico, com seus aplausos, com certeza será a mesma pessoa que para alguns está escondido por traz da maquiagem... 

Nenhum comentário: