segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A DOUTRINA DO COMO SER...COMO FAZER???



Quem já não se deparou com pessoas que querem ensinar você a ser ou a fazer alguma coisa? 

Nós seres mortais por natureza humana temos este conceito, queremos que as pessoas engulam nossas idéias, comprem nossos conselhos, sigam os nossos passos, pisem nas mesmas pedras, e muitos ainda são mais abusados, chegam até escrever manuais de como ser e de como fazer.

Como fazer para ouvir a Deus...
Como fazer a oração certa...
Como ser um adorador de verdade... 
Como ser um cristão verdadeiro...
Como ser cheio do Espírito Santo...
Como ser um líder de sucesso...
Como ser Profeta... Apóstolo... Evangelista... Mestre... Pastor...
Como ser bem sucedido financeiramente...
Como ser prospero...
Como ser um escolhido...
Como fazer a escolha certa...
Como fazer para ser um conquistador... 
Como ser... Como fazer... Como ser... Como fazer... Pruuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

E por aí a fora vai, os ensinadores de professores que querem ensinar ser e fazer, querem alienar através de suas literaturas seus princípios, seus conceitos, suas ideias, etc.

Tudo isso com certeza poderá ser válido se estes supostos mestres de professores pelo menos conseguirem praticar o que querem ensinar, ou será que querem vender, desovar, obrigar os menos avisados que não conseguem colocar o raciocínio em prática, e que infelizmente esperam dos outros para tomarem uma atitude positiva em suas vidas, da qual possam desfrutar de uma vida mais abençoada, será que a intuição destes realmente é edificar as pessoas com os seus pergaminhos, ou será que é mais uma fonte de lucro.

E para quem não sabe este manual prático já foi escrito a milhares de anos atrás, e por incrível que pareça é o mais antigo de todos, e o mais importante, se praticarmos verdadeiramente estes ensinamentos temos não somente como ser e fazer, mas podemos fazer e ser, pois os princípios de Deus, dos quais ele mesmo deixou inspirado pelo seu Espirito aos homens, se preocupou em narrar pelas palavras do seu coração, não somente a uma classe de pessoas, mas sim a todas aquelas independente de qualquer coisa, que todos tem o livre acesso diante da sua presença, e o desejo ardente de Deus é que não sejamos somente ouvintes, mas principalmente praticantes de toda a sua vontade. 

Um dos maiores problemas que vemos nos dias de hoje é que as pessoas querem tudo mastigado, não querem mais ter que usar o raciocínio para que a sua mente entre em ação, por esta razão muitos recorrem a leitura e devoram milhares de livros, e em muitos destes encontramos conceitos humanos, alguns inspirados pelo dom que o escritor têm em escrever, mas alguns não passam de conceitos apanhados aqui e ali, copiados e anexados em paginas que aceitam tudo, mas salvo as mentes restritas que exercem o funcionamento dos neurônios a raciocinar, pensar, meditar e se pronunciar. 

Não estou dizendo que ler livros é errado, o errado é só ler livros e nada mais, precisamos colocar em prática as nossas percepções, fazer nossos sentidos se tornarem aguçados em prol do bom desenvolvimento do nosso corpo, tato, olfato, visão, audição e paladar, pois se não fizermos isto estaremos sujeitos a nos tornar em verdadeiros zumbis ambulantes em busca de uma mente sadia. 

Existem algumas coisas das quais precisamos nos atentar, e acho que você mesmo pode fazer um teste em sua vida, um teste simples e prático, um teste de 
matemática por exemplo; há me desculpe você não gosta de 
matemática, então de historia, também não gosta, que tal de português, nunca foi bom com as palavras, vamos dificultar um pouco, inglês, só sabe dizer Thank you, geografia é legal, há você acha chato quando se fala de planícies e planalto, que tal ciências, não gosta de estudar sobre o corpo humano, tá difícil de te agradar, mas bem vamos ao teste; Matemática, quanto é 9 - 21... Se você escreveu em uma folha, se pegou a calculadora, se contou nos dedos, me desculpe, mas você não esta exercitando o seu cérebro, você esta fazendo com que o seu cérebro vegete e com o passar do tempo venha a morrer, e parar de funcionar, o segredo do teste esta em prestar atenção, esta em ficar atento, pensar, raciocinar, isto não dói, faz bem, pois quanto mais ele estiver ativo mais ele estará respondendo positivamente, o nosso cérebro é excepcional, é um HD armazenador de vozes, imagens, lembranças e outras coisas mais que iremos descobrir com o passar dos tempos de uso, ou seja, quanto mais o exercitarmos mais ele será apto a nos fornecer informações precisas.

E sem contar com a senhora preguiça que a maioria tem em ler textos prolixos, e a preguiça predominante que alguns têm em pesquisar o significado das palavras, e por ai a fora se vai o tempo perdido, que se torna tão precioso quando não aproveitado em prol do bem-dito conhecimento, pois acredito encontrar em alguns livros inspiração, mas na palavra de Deus a Bíblia encontro solução e direção.

O que quero fazer entender é que diante de Deus não existem barreiras, podem existir obstáculos, mas estes ou são colocados por nós ou por qualquer situação posterior, mas nunca e jamais por Deus, pois ele quer o nosso bem e jamais o nosso mal, e estes obstáculos existem para que possamos transpassa-los.

Não estou aqui com a intuição de ensinar ninguém a fazer e ser alguma coisa, embora já esteja fazendo isso, só que com uma diferença não estou lhe vendendo nada, rsrsrsrsrsrs, mas estou lhe mostrando isso para que possamos despertar em meio as situações, e também para que possamos ver como todos e não somente como alguns que acham que somente eles têm o acesso as fontes das águas, pois quem têm sede vêm e beba de graça da água da vida, e outra estes supostos ensinadores fazem isto, não alguns, mas a maioria visando lucro, recebem de graça e vendem o que receberam, e por esta razão muitos não são independentes e sim dependentes de tais ensinadores e porque não das situações.

Por esta razão que entendo o que Paulo queria nos ensinar quando escreveu aos Romanos sobre a finalidade do ensino por intermédio das Escrituras, Paulo nos mostra que o aprendizado nos traz esperança, e a esperança é algo fundamental na vida humana, e não existe nada neste mundo que nos proporcione maior esperança do que o conhecimento das Sagradas Escrituras, a qual foi deixada para todos nós, pois todos somos iguais aos olhos do Pai... E tudo o que ele nos der, nos dará GRATUITAMENTE... Para que possamos compartilhar uns com os outros, visando a edificação de todos em um só corpo, a Igreja, em Cristo Jesus... 

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4

Nenhum comentário: